As ligações ferroviárias no túnel do Canal da Mancha já foram retomadas mas ainda com atrasos, estando ainda milhares de passageiros à espera de poder prosseguir viagem.
A companhia Eurostar informou que as inundações "sem precedentes" num túnel sob o rio Tamisa já estão controladas, mas avisou os clientes que não serão colocados comboios adicionais para fazer face aos constrangimentos.
"Tencionávamos passar quatro noites em Londres, incluindo a passagem de ano. Viemos da Austrália e soubemos que a Eurostar tinha cancelado os transportes. Não nos disseram o porquê. Não sabemos bem o porquê", afirmou um casal australiano que tinha planeado celebrar o novo ano na capital britânica.
A supressão de todos os comboios que asseguram ligação entre a Inglaterra e o continente Europeu, durante cerca de dezasseis horas, aconteceu num dos fins de semana mais movimentados do ano.
Perturbações nas festividades de Ano Novo
Todos os comboios Eurostar que ligavam várias cidades da Europa continental ao Reino Unido foram neste sábado cancelados devido a uma inundação, deixando retidas cerca de 30 mil pessoas, anunciou a empresa.
“Devido à inundação de um túnel na linha de alta velocidade perto de Londres, temos de cancelar todos os comboios na nossa linha de e para Londres”, afirmou, em comunicado, a Eurostar na sua página da internet.
Segundo adianta a Eurostar, foram cancelados 41 comboios, resultando na retenção de cerca de 30 mil passageiros em Londres, Paris, Bruxelas e Amesterdão.
Estes cancelamentos ocorrem num dos fins de semana mais movimentados do ano, uma vez que coincidem com a véspera das festividades de Ano Novo.
Com LUSA