A polícia checa divulgou esta sexta-feira um vídeo com pouco mais de quatro minutos com alguns momentos da operação policial na Universidade de Praga, onde na quinta-feira um estudante matou outros 13 colegas.
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, as autoridades divulgaram novos detalhes sobre o tiroteio e partilharam ainda as suas suspeitas sobre o envolvimento do autor deste ataque num homicídio a 15 de dezembro nos arredores da capital.
O ataque à universidade: 20 minutos de pânico
Eram 14:59 (hora local) quando as autoridades foram alertadas para um ataque em curso na Faculdade de Artes, no centro histórico de Praga. Doze minutos depois, o suspeito foi avistado numa varanda do edifício, junto ao telhado, a segurar uma espingarda de longo alcance. Às 15:20 suicidou-se, rodeado por agentes da polícia.
Nos quatro minutos e 20 segundos de vídeo divulgado pela polícia, é possível ver alguns momentos da operação, incluindo um corpo no telhado da faculdade.
Os três homicídios fora da universidade
Kozák David, o presumível autor do tiroteio na universidade, é suspeito de três outros homicídios: o do pai, antes de se dirigir à Faculdade de Artes, e o de um pai e filha recém-nascida, a 15 de dezembro, na floresta de Klanovicky, nos subúrbios de Praga.
A suspeita foi levantada depois da polícia ter encontrado uma arma na casa de Kozák David que corresponde à usada no homicídio desta família.
Entretanto, junto à universidade cresce já a homenagem às vítimas. Dezenas de pessoas têm depositado flores e, para este sábado, foi decretado dia de luto nacional na República Checa.