O alarme de ataque aéreo disparou ao fim da tarde, em Kiev. Um edifício residencial foi atingido por um drone russo e pelo menos duas pessoas ficaram feridas. Foram 28 os drones russos lançados em direção à capital ucraniana em que 24 foram intersetados.
Com a invasão russa ao país, a economia da Ucrânia começou a depender, em grande parte, do apoio financeiros dos parceiros.
O primeiro-ministro ucraniano usou a rede social X para anunciar que tinham recebido a última tranche no valor de 1,5 mil milhões de euros do pacote de ajuda financeira da União Europeia.
Aproveitou ainda para agradecer o apoio de Ursula Von der Leyen e dos líderes dos Estados-Membros, esperando um apoio contínuo e inabalável.
Orbán sugere alternativa
O primeiro-ministro húngaro afirmou, em conferência de imprensa, que a atribuição de 50 mil milhões de euros à Ucrânia a partir do orçamento da UE ao longo de cinco anos é uma "má decisão" e sugeriu uma alternativa.
"Querem dar à Ucrânia dinheiro do orçamento da União Europeia, a Hungria quer dá-lo fora do orçamento da União Europeia. Têm a possibilidade se não concordarmos nisto de resolver fora do orçamento, não têm a hipótese de resolver, isto, dentro do orçamento, sem a aprovação da Hungria. Os 26 membros têm a possibilidade de resolvê-lo com um empréstimo conjunto, fora do orçamento. Se essa hipótese surgir vamos considerar o que fazer", explicou Viktor Orbán
Os dirigentes da União Europeia tencionam voltar a abordar a questão numa cimeira de emergência a 1 de janeiro.