Mundo

Frio na Europa: Sibéria registou 58ºC negativos

Na Alemanha, no aeroporto de Munique, todas as operações foram suspensas esta terça-feira de manhã e centenas de voos cancelados ou adiados, por causa do mau tempo. No Reino Unido, há alertas por causa das cheias.

Teresa Canto Noronha

A neve e o gelo obrigaram à suspensão de todos os voos, esta terça-feira de manhã, a partir do aeroporto de Munique, na Alemanha. Grande parte do continente europeu está a sofrer com uma descida das temperaturas. No caso da Sibéria, chegaram 58 graus negativos.

Yakutsk é uma das cidades mais frias do planeta. Fica a mais de 5 mil quilómetros a leste de Moscovo, na Sibéria. Esta terça-feira, registou 58 graus negativos, abaixo dos valores normais para esta altura do ano. A região está a ser atravessada por uma frente polar, vinda do Ártico, com neve e ventos gélidos.

"Só precisamos de roupas de qualidade e adequadas ao clima e tudo correrá bem", disse um residente.

Nem o frio e a neve afastaram os habitantes de Yakutsk e os turistas de visitarem o famoso mercado da cidade onde, obviamente, não é preciso ter frigoríficos.

No Reino Unido, depois de dois dias de neve intensa, sobretudo no norte de Inglaterra, as temperaturas estão a subir ligeiramente e as autoridades impuseram alertas por causa do risco de cheias e inundações, quando a neve derreter.

Na Alemanha, no aeroporto de Munique, todas as operações foram suspensas esta terça-feira de manhã e centenas de voos cancelados ou adiados, por causa do mau tempo.

Também as vizinhas Áustria e Suíça estão a sofrer com fortes nevões que obrigaram a medidas de precaução por causa do risco de avalanchas nas montanhas.

Na Croácia, apesar de ainda ser outono, os lagos já estão a começar a gelar. A região de Plitvice, no centro do país, é uma das mais visitadas.

Últimas