A Guarda Nacional do México prendeu o suposto chefe de segurança da ala “Los Chapitos”, formada pelos filhos de Joaquín “El Chapo” Guzmán, antigo líder do Cartel de Sinaloa.
Segundo a imprensa norte-americana, Nestor Isidro Pérez Salas, que terá protegido os filhos de “El Chapo” e também ligado ao negócio de tráfico de droga, foi detido no início da tarde de quarta-feira numa propriedade localizada em Culiacán, capital do estado de Sinaloa.
No passado mês de abril, a Administração Antidrogas norte-americana (DEA) tinha colocado uma recompensa de três milhões euros pela sua captura. “El Nini” era procurado pelos Estados Unidos sob acusação de importação e distribuição de fentanil no país. No México terá deixado um rastro de assassinatos e tortura.
“Esta pessoa é um verdadeiro psicopata. Tirá-lo das ruas foi uma coisa boa para o México”, afirmou Mike Vigil, ex-chefe de operações internacionais da DEA.
Os filhos de Joaquín Guzmán lideram uma fação do cartel conhecida como os "Los Chapitos", que foi identificada como um dos principais exportadores de fentanil, um opioide sintético mortal para o mercado norte-americano.
Biden agradece ao México pela prisão
O presidente norte-americano, Joe Biden, agradeceu às autoridades mexicanas pela prisão, menos de uma semana depois de Biden e o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, terem se reunido em São Francisco para trabalharem mais estreitamente no combate ao tráfico de drogas, especialmente o fentanil.
“Quero agradecer ao presidente López Obrador e ao exército mexicano por capturarem ‘El Nini’, e expressar ainda o nosso agradecimento aos bravos homens e mulheres das forças de segurança mexicanas por concluírem esta operação bcom sucesso. Durante quase três anos, ‘El Nini’ era um dos criminosos mais procurados no México e nos Estados Unidos”, disse o líder norte-americano.