Quase 450 pacientes que realizaram endoscopias no hospital Salem, em Massachusetts nos Estados Unidos da América (EUA), durante dois anos poderão ter sido expostos aos vistos à hepatite B, hepatite C e VIH, anunciou esta quarta-feira o hospital, segundo relata o canal de televisão americano ABC News.
Os procedimentos que envolvem este tipo de exame, tais como broncoscopias, colonoscopias e laparoscopias, podem ter exposto os pacientes à administração de medicamentos intravenosos “de uma maneira não consistente com nossas melhores práticas”.
O hospital disse que foi informado dos incidentes no início deste ano e que corrigiu a prática e notificou as suas equipas de qualidade e controlo de infeções.
O Salem Hospital disse que está a trabalhar em conjunto com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts desde que soube da exposição e, após uma revisão, “determinamos que o risco de infeção para os pacientes devido a este evento é extremamente pequeno”, segundo o comunicado.
“O Salem Hospital notificou todos os pacientes potencialmente afetados, criou uma linha direta com profissionais médicos para responder a perguntas e estamos fornecendo-lhes exames gratuitos e qualquer suporte necessário. Não há evidências até o momento de quaisquer infeções resultantes deste incidente”, afirmou o hospital em comunicado.
O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts disse à ABC News que realizou uma investigação no hospital e trabalhou com a equipe de controle de infeção para administrar a situação.
Um porta-voz do Mass Brigham, o proprietário do Hospital Salem, disse à ABC News que os testes para hepatite B, hepatite C e VIH são testes padrão para uma exposição deste tipo.
A organização do hospital não forneceu nenhum detalhe sobre como a exposição pode ter ocorrido ou como foi corrigida.