Mundo

EUA: quase 450 pacientes podem ter sido expostos ao VIH e hepatite

Ainda assim, o hospital revela que até ao momento não foi detetada nenhuma infeção nos pacientes que já foram notificados para realizar testes de despiste.

Canva

SIC Notícias

Quase 450 pacientes que realizaram endoscopias no hospital Salem, em Massachusetts nos Estados Unidos da América (EUA), durante dois anos poderão ter sido expostos aos vistos à hepatite B, hepatite C e VIH, anunciou esta quarta-feira o hospital, segundo relata o canal de televisão americano ABC News.

Os procedimentos que envolvem este tipo de exame, tais como broncoscopias, colonoscopias e laparoscopias, podem ter exposto os pacientes à administração de medicamentos intravenosos “de uma maneira não consistente com nossas melhores práticas”.

O hospital disse que foi informado dos incidentes no início deste ano e que corrigiu a prática e notificou as suas equipas de qualidade e controlo de infeções.

O Salem Hospital disse que está a trabalhar em conjunto com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts desde que soube da exposição e, após uma revisão, “determinamos que o risco de infeção para os pacientes devido a este evento é extremamente pequeno”, segundo o comunicado.

“O Salem Hospital notificou todos os pacientes potencialmente afetados, criou uma linha direta com profissionais médicos para responder a perguntas e estamos fornecendo-lhes exames gratuitos e qualquer suporte necessário. Não há evidências até o momento de quaisquer infeções resultantes deste incidente”, afirmou o hospital em comunicado.

O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts disse à ABC News que realizou uma investigação no hospital e trabalhou com a equipe de controle de infeção para administrar a situação.

Um porta-voz do Mass Brigham, o proprietário do Hospital Salem, disse à ABC News que os testes para hepatite B, hepatite C e VIH são testes padrão para uma exposição deste tipo.

A organização do hospital não forneceu nenhum detalhe sobre como a exposição pode ter ocorrido ou como foi corrigida.


Últimas