Mundo

Ministra britânica do Interior foi demitida após artigo polémico

Suella Braverman escreveu um artigo polémico sobre a atuação da polícia na manifestação pró-Palestina. O primeiro-ministro foi alvo de pressões para afastar a ministra - incluindo do próprio partido.

TOBY MELVILLE

SIC Notícias

A ministra britânica do Interior, Suella Braverman, foi demitida esta segunda-feira após a publicação de um artigo polémico onde criticava a atuação da polícia durante a manifestação pró-Palestina.

A decisão foi tomada por Rishi Sunak após a publicação de um artigo no The Times onde Braverman criticava a atuação da Polícia Metropolitana durante a marcha pró-Palestina que decorreu no dia do Armistício.

É a segunda vez que Suella Braverman deixa o seu cargo no Governo britânico. A ministra demitiu-se do Governo de Liz Truss, tendo regressado ao Executivo menos de uma semana depois, quando Rishi Sunak assumiu o Executivo.

Uma semana depois de ter publicado o artigo polémico, Braverman foi afastada da tutela pelo primeiro-ministro.

No artigo do The Times, Braverman acusou as autoridades de “ter favoritos” na forma como atua em diferentes protestos. Afirma ainda que a polícia tem uma atuação moderada quando os manifestantes são de esquerda, ao contrário do que acontece com os de direita.

Rishi Sunak foi alvo de pressões para afastar a ministra. Críticos - tanto internos como da oposição - acusaram a ministra de ter colocado em causa a operação independente da polícia, assim como a confiança pública nas autoridades.

Segundo a Sky News - parceira da SIC Notícias - o comentário da ministra foi considerado “ofensivo” e “inflamatório”. Um antigo ministro dos Tory chegou mesmo a considerar o artigo de Braverman como “totalmente ofensivo” e “ignorante”.

Últimas