Mundo

Governo colombiano vai esterilizar "hipopótamos de Escobar"

A espécie, que foi importada por Pablo Escobar, é considerada invasiva. Quando Escobar foi preso, os hipopótamos foram libertados na natureza e são um perigo para as pessoas e para os outros animais.

SIC Notícias

O Governo da Colombia vai começar a esterilizar as dezenas de hipopótamos que vivem nos rios do país. A espécie é invasiva e foi importada pelo famoso traficante de droga, Pablo Escobar, que tinha um jardim zoológico em casa.

Nos últimos anos, a espécie de hipopótamos importada por Pablo Escobar têm-se reproduzido muito depressa e já são quase 200. Esta espécie em particular não é natural da Colômbia.

Foram levados para o país, nos anos 80, por Pablo Escobar, um dos mais procurados traficantes de droga do mundo, que tinha vários hipopótamos num jardim zoológico, em casa.

Quando Escobar foi detido, os animais foram libertados, e fugiram para os rios em redor.

Reproduziram-se e tornaram-se um perigo para as outras espécies e para as pessoas, sobretudo, para os pescadores.

As autoridades colombianas decidiram, agora, criar um plano para esterilizar os hipopótamos e travar o crescimento da população.

“O procedimento envolve medicamentos de alta complexidade na sua manipulação e tem de ser unicamente preparados por médicos veterinários. e as cirurgias que estão a ser feitas têm de ser realizadas por veterinários especializados em animais de grande porte”, refere David Echeverri, do Instituto Colombiano de Medicina Tropical

O objetivo do Governo de Bogotá é esterilizar 40 animais por ano e, assim, garantir que, dentro de algumas décadas, já não existam os chamados “hipopótamos do Escobar”, nos rios colombianos.

Últimas