Mundo

Tempestade Babet assombra a Europa e provoca mortes

No Reino Unido, a ajuda e o socorro não chegaram a tempo de algumas pessoas que acabaram por morrer com a força e destruição da tempestade. Já no norte da Europa, onde a situação também foi má, a população entreajudou-se.

Augusto Madureira

David Alves

A tempestade Babet fez pelo menos três mortos no Reino Unido. As chuvas e os ventos fortes deslocaram-se entretanto para leste: a tempestade está a atingir os países banhados pelo mar Báltico, incluindo a Alemanha e a Escandinávia.

As chuvas são torrenciais. O vento tem rajadas superiores a 100 quilómetros por hora. Aqui, no norte da Alemanha, numa região já banhada pelo Báltico, o sábado foi de alerta vermelho.

O mesmo aconteceu no sul da Suécia e também na Dinamarca, onde os habitantes receberam ordem para ficarem em casa e para não se aproximarem das zonas costeiras.

Os militares dinamarqueses foram chamados para ajudar nas operações de prevenção. Tudo o que aqui se faz, tem um único objetivo: evitar inundações.

A sul de Copenhaga, com a Suécia mesmo em frente, todos podem ajudar.

Foi o que antes não aconteceu no Reino unido, onde a tempestade Babet chegou a fazer vários mortos, inundou milhares de casas e deixou muitas regiões isoladas.

A situação foi mais grave na parte nordeste da Escócia. Um dos rios chegou a subir quatro metros e meio acima do nível normal.

No auxílio às populações, as equipas de socorro tiveram de usar meios anfíbios. As ligações de comboio foram interrompidas. Comércio e serviços públicos, escolas incluídas, acabaram por fechar portas por causa da tempestade.

Últimas