O aeroporto da cidade de Alepo, no norte da Síria, foi este sábado alvo de um ataque aéreo israelita, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), apenas dias após ataques semelhantes aos aeroportos de Alepo e Damasco.
"Um ataque aéreo israelita a partir do mar atingiu o aeroporto de Alepo", declarou o diretor do OSDH, Abdel Rahman.
A comunicação social síria também confirmou o ataque, tendo a televisão estatal noticiado uma "agressão israelita com o aeroporto internacional de Alepo como alvo".
Ataques aéreos israelitas tinham já visado na quinta-feira os aeroportos da capital síria, Damasco, e de Alepo, deixando-os fora de funcionamento, segundo a imprensa oficial.
Os ataques deste sábado ocorreram apenas algumas horas depois de o aeroporto de Alepo ter reaberto, colocando-o de novo fora de serviço, segundo o OSDH, uma organização não-governamental (ONG) com sede no Reino Unido, que dispõe de uma vasta rede de fontes na Síria.
Na terça-feira, pela primeira vez desde o ataque do movimento islamita palestiniano Hamas a Israel, a 7 de outubro, o Exército israelita anunciou ter lançado morteiros sobre a Síria a partir dos montes Golãs, em retaliação contra "disparos" de projéteis para esse território ocupado por Israel desde 1967.
E este sábado anunciou novo disparo sobre os montes Golãs, depois de as sirenes de alerta terem soado naquela zona.
Israel realizou centenas de ataques aéreos ao território da Síria desde o início da guerra civil naquele país, em 2011.