Elon Musk usou esta segunda-feira a rede social X (antigo Twitter), de que é proprietário, para dar início a uma nova ronda de hostilidades com o governo ucraniano, mas não ficou sem resposta. O bilionário, dono de empresas como a Tesla ou SpaceX, recorreu a um meme (conteúdo humorístico, em imagem ou vídeo, que se torna viral na internet) para provocar Volodymyr Zelensky.
“Quando passaram cinco minutos sem pedires um bilião de dólares em apoios”, lê-se no texto que acompanha uma imagem de um estudante em aflição cujo rosto foi editado para se ‘fundir’ com o de Zelensky.
O empresário provocou desta forma o chefe de Estado ucraniano, fazendo menção aos seus apelos por fundos para o combate contra o exército russo.
A resposta do parlamento ucraniano não se fez esperar, mas também não se demorou na rede social, já que a publicação desapareceu entretanto da conta oficial este organismo.
A imagem era em tudo semelhante, mas substituía o rosto do presidente ucraniano pelo de Elon Musk e a anterior mensagem por uma acusação ao bilionário.
“Quando passaram cinco minutos sem difundires propaganda russa”, lia-se.
No entanto, outra resposta, desta vez do presidente do parlamento da Ucrânia, Ruslan Stefanchuk, ainda está disponível na rede social e menciona, com algum calão à mistura, a “tentativa de conquista do espaço” de Musk.
Todas estas provocações públicas motivaram milhares de reações de utilizadores da rede social, mas a tensão entre responsáveis ucranianos e o bilionário, que é ainda dono de uma rede de satélites considerada vital para a estratégia militar da Ucrânia, não é de agora.
O governo da Ucrânia criticou Elon Musk por, no início do conflito, ter sugerido que deveriam ceder parte do seu território à Rússia de forma a alcançarem rapidamente a paz. Uma posição desde sempre rejeitada por Kiev.
Com Reuters