Um problema elétrico deixou, nesta terça-feira, várias cidades de estados do norte, nordeste e sudeste do Brasil “às escuras”, de acordo com fontes oficiais.
Segundo o Ministério de Minas e Energia brasileiro, o fornecimento de 16 mil megawatts (MW) de energia na rede elétrica nacional do país foi interrompido devido a um problema ainda não identificado.
“A internet caiu, as conexões telefónicas também. Foi muito complicado”, descreveu o correspondente SIC, Luiz André Ferreira.
As cidades mais afetadas foram as do nordeste do país, de acordo com a imprensa local, embora os problemas de energia também se tenham estendido a áreas de grandes cidades do sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília.
A queda de energia começou às 08:31 locais (11:31 GMT) e cerca de 45 minutos depois a eletricidade começou a ser restabelecida, de acordo com um comunicado do Ministério de Minas e Energia.
“Muitas pessoas acordaram a pensar que se tinham esquecido de pagar a luz", disse ainda Luiz André Ferreira.
O governo brasileiro informou que técnicos estão a investigar as causas do incidente, enquanto os trabalhos estão em andamento para restaurar toda a rede.
Entretanto, as autoridades brasileiras restabeleceram, quase na totalidade, a rede elétrica no país após um "apagão" que afetou pelo menos 25 estados do país, anunciou o Ministério de Minas e Energia.
"Em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa-se que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14:30 [18:30 em Lisboa] , restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", indicou, em comunicado.
[Notícia atualizada às 21:49]