Não há cidadãos portugueses desparecidos nos incêndios no Havai. Quanto aos lusodescendentes que estavam dados como desaparecidos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que já foram localizados.
Quer o Presidente da República quer o secretario de estado das comunidades dizem que não está posta de parte a hipótese de que ainda possa haver desaparecidos no seio da imensa comunidade de ascendência portuguesa com nacionalidade norte-americana.
No momento em que ainda há fogos na ilha de Maui, no Havai, e as comunicações não estão completamente restabelecidas, desconhece-se o paradeiro de muitas pessoas.
Este domingo, veio a notícia por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros de que já tinham sido localizados lusodescendentes.
Os cerca de 30 cidadãos portugueses registados no consulado estarão bem. Dos 200 com dupla nacionalidade, não chegou até ao momento nenhum pedido de ajuda.
Esta já foi declarada a maior catástrofe natural que o Havai alguma vez viveu. O balanço da perda de vidas humanas e dos estragos ainda não foi contabilizado, mas o governador já estimou os prejuízos materiais em cerca de cinco mil e quinhentos milhões de euros.