Mundo

Bielorrússia procura cooperação com Brasil e faz convite a Lula

O Presidente da Bielorrússia, Lukashenko, diz ter várias propostas de cooperação com o Brasil, um dos maiores parceiros comerciais da Bielorrússia, e que a reunião presencial poderá acontecer no momento em que o Presidente brasileiro considerar conveniente.

Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia
Alexander Zemlianichenko

SIC Notícias

Lusa

O Presidente da Bielorrússia, Aleksander Lukashenko, convidou o Brasil a traçar um roteiro para aumentar a cooperação e desenvolver as relações bilaterais, noticiou a agência oficial daquele país.

Segundo a agência Belta, Lukashenko convidou o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para visitar Minsk, capital do país europeu, numa encontro em que se reuniu com o embaixador do Brasil na Bielorrússia, Bernard Jorg Leopold de García Klingl, na quinta-feira.

"Se olharmos bem para as relações bielorrusso-brasileiras, devo dizer que elas podem ser muito melhores, tanto na política, quanto, antes de tudo, na comercial e na económica", disse Lukashenko.

"As relações comerciais e económicas são a base de qualquer relação. Se temos um forte interesse material e uma certa conexão, então as relações políticas e diplomáticas serão construídas. Como embaixador, você entende isso tão bem quanto eu. Como resultado da reunião de hoje, precisamos de concordar em áreas específicas de nossa cooperação que levará as nossas relações a um nível mais alto", acrescentou o líder bielorrusso.

Lukashenko tem propostas

Lukashenko afirmou ter várias propostas de cooperação com o país sul-americano, um dos maiores parceiros comerciais da Bielorrússia, e que a reunião presencial poderá acontecer no momento em que o Presidente brasileiro considerar conveniente.

"Durante a sua visita, poderíamos finalmente determinar o roteiro ou plano para nossas relações. Gostaria de enfatizar mais uma vez que a liderança bielorrussa está extremamente interessada nisso", afirmou Lukashenko, um aliado do Presidente russo, Vladimir Putin.

Por fim, o líder do leste europeu enfatizou a importância do atual encontro tanto para Bielorrússia quanto para o país sul-americano.Segundo a agência Belta, o Brasil está entre os 10 principais parceiros comerciais da Bielorrússia.

Em 2022, o comércio bilateral totalizou mais de 358 milhões de dólares (325 milhões de euros), com um excedente de 150 milhões de dólares (136,2 milhões de euros) para a Bielorrússia. Só de janeiro a junho deste ano, o comércio bilateral totalizou 393,4 milhões de dólares (357,3 milhões de euros).

Últimas