Três pessoas foram esta quinta-feira ao espaço, a bordo da nave VSS Unity, da empresa Virgin Galactic. Esta foi apenas a segunda vez que a companhia realizou esta viagem, contudo, foi a primeira vez com turistas.
A missão, intitulada de Galactic 02, teve início no Novo México, nos Estados Unidos da América. Teve como protagonistas Keisha Schahaff e Anastasia Mayers, mãe e filha que ganharam os bilhetes num concurso, e Jon Goodwin, antigo atleta olímpico de 80 anos que já tinha comprado a passagem há 18 anos, por 250 mil dólares (atualmente cerca de 227 mil dólares).
Os três turistas espaciais foram acompanhados por Beth Moses, instrutora-chefe de astronautas da Virgin Galactic, CJ Sturckow, antigo astronauta da NASA e Kelly Latimer, a piloto.
No total, a viagem durou 90 minutos e a altitude máxima atingida foi de aproximadamente 90 quilómetros. O "passeio" foi transmitido online desde que a nave começou a ganhar altitude até ao momento em que se separou do avião VMS que a transportava.
De acordo com o Space.com, que cita a Virgin Galactic, esta foi ainda a missão espacial composta por mais mulheres. Apesar de esta ter sido uma missão suborbital - que não atingiu a órbita terreste - proporcionou aos tripulantes da VSS Unity vários minutos de gravidade 0, a uma altitude suficiente que lhes proporcionou uma vista sobre a curvatura da Terra.
Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, escreveu na rede social X (ex-Twitter), após a missão ser concluída com sucesso:
"Hoje levámos ao espaço três incríveis passageiros privados: Keisha Schahaff, Anastatia Mayers e Jon Goodwin. Parabéns aos astronautas comerciais 011, 012 e 013 da Virgin Galactic - bem-vindos ao clube!".
Apesar de esta ter sido a segunda viagem comercial ao espaço da Virgin Galactic, foi a primeira que transportou passageiros privados. No passado mês de junho, a missão Galactic 01 levou ao espaço três membros da Força Aérea italiana e do Conselho Nacional de Investigação de Itália.
Segundo a Virgin Galactic, cerca de 800 pessoas já reservaram um bilhete para o espaço por preços entre os 250.000 dólares (227.000 euros) e os 450.000 dólares (410.000 euros). A próxima missão da empresa, a Galactic 03, está planeada para setembro.