Mundo

Grande ciclone aproxima-se da Índia e do Paquistão

Várias regiões da India e do Paquistão já se encontram em alerta máximo como medida de precaução para o primeiro grande ciclone que se aproxima.

SIC Notícias

As autoridades da Índia e do Paquistão já alertaram a população para o desastre climatérico que se aproxima das regiões, dezenas de milhares de pessoas estão a abandonar as casas. Este será um ciclone muito perigoso e com elevada capacidade de distruição.

Várias regiões da Índia e do Paquistão já estão sobre alerta máximo, devido ao primeiro grande ciclone desta época. Os meteorologistas classificaram este desastre climatérico como uma tempestade muito perigosa e com uma enorme capacidade de distruição.

Mais de 80 mil paquistaneses e 40 mil indianos procuraram abrigo em escolas, quartéis e outros edifícios públicos.

O ciclone deverá atingir o Sul do Paquistão e o Oeste da Índia a partir de quinta-feira, contudo, já se fizeram sentir em algumas zonas, chuvas e ventos fortes.

O aumento da agitassão das águas do mar já provocou sete mortos, entre eles quatro crianças que brincavam junto à costa e acabaram por ser arrastadas pelas ondas.

Os portos marítimos mais importantes das regiões preparam-se para encerrar, nos aéroportos os voos serão cancelados e muitas ligações de comboio serão suspensas. As escolas não vão abrir toda a semana.

Consoante as previsões, aproximam-se chuvas torrênciais e ventos com mais de 150 km/h, sendo o risco de inundações e cheias muito elevado.

No Paquistão, o Governo pediu ás familias que vivem em aldeias onde as casas são feitas de lama e palha, para fugirem e procurarem locais seguros.

Esta é a primeira tempestade após o país ter sofrido as piores cheias de que há memória, no ano passado e que resultaram na morte de mais de 1700 pessoas.

Segundo especialistas, face ao aumento da tempertura global, as tempestades tendem a ser mais intensas e destrutivas e que o Oceano Índico tem vindo a aquecer muito depressa, o que contribui para a formação de ciclones cada vez mais agressivos.

Últimas