A NASA divulgou esta sexta-feira novas imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb da "galáxia espiral NGC 5068", que se situa a cerca de 20 milhões de anos-luz da Terra. O administrador da NASA, Bill Nelson, revelou uma imagem durante um evento com estudantes no Copernicus Science Center em Varsóvia, na Polônia.
Na primeira imagem é possível ver uma estrutura poeirenta da galáxia espiral e bolhas brilhantes de gás, que contêm aglomerados estrelares recém-formados são particularmente proeminentes. Aparecem três rastos de asteroides, representados por pequenos pontos azuis, verdes e vermelhos.
A seguinte imagem, um delicado traçado de poeira e aglomerados de estrelas brilhantes atravessa esta imagem do telescópio espacial James Webb. Os tentáculos brilhantes de gás e estrelas pertencem à galáxia espiral barrada NGC 5068, cuja brilhante barra central é visível no canto superior esquerdo – uma composição de dois dos instrumentos de Webb.
De seguida, numa outra imagem, recolhida pelo instrumento NIRCam do telescópio espacial James Webb, é visível uma população maciça de estrelas da galáxia, mais densa ao longo da sua barra central brilhante, juntamente com nuvens vermelhas ardentes de gás iluminadas por estrelas jovens no seu interior. Esta imagem da galáxia no infravermelho próximo é preenchida pelo enorme conjunto de estrelas mais velhas que constituem o núcleo da NGC 5068.
NGC 5068 fica a cerca de 20 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem.