Mundo

Eleições na Turquia: sondagens dão vitória a Erdogan na segunda volta

Este domingo, 64 milhões de eleitores turcos são, novamente, chamados a votar. As últimas sondagens indicam a reeleição de Tayyip Erdogan.

SIC Notícias

A campanha eleitoral na Turquia para a segunda volta das Presidenciais terminou esta sexta-feira. Os eleitores vão este domingo às urnas para decidir quem é o próximo Presidente do país. As sondagens indicam que Erdogan deverá ser reeleito para outro mandato.

Com a segunda volta das Presidenciais à porta, já começaram a chegar à Turquia os votos dos três milhões de emigrantes recenseados para votar nestas eleições. Este domingo, 64 milhões de eleitores são novamente chamados a votar.

As últimas sondagens indicam a reeleição de Tayyip Erdogan. O atual Presidente está há 20 anos no poder e prepara-se para um terceiro mandato. Na primeira volta, conquistou 49,5% dos votos. Nos últimos dias, Erdogan deixou um apelo aos oito milhões de turcos que não votaram na primeira volta.

O adversário, Kémal Klôutch-Dároulo, ficou a apenas 5% de Erdogan, somando 44,8 dos votos. Apoiado por uma aliança de seis partidos, Klôutch-Dároulo fez um apelo ao voto nacionalista. O desafio será agora manter pelo menos o resultado que obteve na primeira volta.

Perante a crise económica que a Turquia atravessa, a maioria dos analistas considera que nenhum dos possíveis Presidentes será capaz de travar a desvalorização da lira turca e a inflação que, há ano e meio, está acima dos 40%.

Últimas