Guerra Rússia-Ucrânia

Presidente Erdogan recusa novamente impor sanções contra a Rússia

O chefe de Estado turco indicou que não permitiria que a oposição atacasse a Rússia e o seu Presidente, Vladimir Putin.

Alexandr Demyanchuk

Lusa

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou esta sexta-feira a rejeitar a possibilidade de impor sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Desta forma, sublinhou que ambos os países conseguiram estabelecer indicadores "ideais" em termos de comércio internacional, razão pela qual Moscovo e Ancara também mantêm boas relações.

"Não temos problemas nas relações com a Rússia e não estamos em posição de impor sanções contra a Rússia, seguindo o exemplo do Ocidente", disse, numa entrevista à cadeia de televisão norte-americana CNN.

"Temos um Estado forte e boas relações com a Rússia", acrescentou.

Nesse sentido, qualificou que o país atingiu os seus "objetivos" em termos de comércio internacional e destacou que a maioria dos turistas que vêm à Turquia são russos.

Em maio, o Presidente da Turquia criticou a posição de seu principal rival nas eleições presidenciais, o adversário Kemal Kiliçdaroglu, que defende seguir o caminho da comunidade internacional em termos de sanções contra Moscovo.

O chefe de Estado turco indicou, então, que não permitiria que a oposição atacasse a Rússia e o seu Presidente, Vladimir Putin.

Últimas