Uma centena de apoiantes da Greenpeace interromperam, esta manhã de terça-feira, “a maior feira de venda de jatos privados" da Europa, a Convenção e Exposição Anual de Aviação Executiva Europeia (EBACE), em Genebra (Suíça). Os ativistas, que a Greepeace apresenta como ”corajosos", exigiam o fim dos jatos privados.
Este protestos acontece depois de uma série de outras ações contra os jatos privados, incluindo no aeroporto Tires em Portugal, Schiphol em Amesterdão, e ações no âmbito da campanha "Make Them Pay", nos últimos meses.
Alguns ativistas acorrentaram-se aos aviões “para impedir a entrada de potenciais compradores” de aparelhos que são “objetos tóxicos" e que "queimam o nosso futuro", "matam o nosso planeta" e "alimentam a desigualdade".
“Estamos a viver uma emergência climática. Por isso, não é tolerável que os super-ricos continuem a desfilar (…) e a comprar e a voar nos seus jatos privados para seu próprio benefício, quando sabemos que isso alimenta o colapso climático, ameaçando-nos a todos. Têm de ser travados, e é por isso que cientistas e ativistas de toda a Europa se juntaram em Genebra, tomando medidas contra esta loucura”, diz Cordula Market, porta-voz da Scientist Rebellion Alemanha.
A esta critica junta-se Noah Zino, porta-voz do grupo Abolir Jatos Privados. “Os jatos privados são o exemplo inegável que a desigualdade extrema está na origem do colapso climático. Se os ricos e poderosos insistem em voos de luxo que emitem mais CO2 que famílias inteiras, terão de ser pessoas normais a pará-los”.
De acordo com a Greepeace, “prevê-se que as vendas de jatos privados atinjam este ano o seu nível mais elevado de sempre, sobrecarregando cada vez mais o planeta”, sendo que, esta frota mundial “mais do que duplicou nas últimas duas décadas”.
O que é a EBACE
É o maior encontro anual da Europa - e um dos maiores do mundo - do setor da aviação executiva na qual participam vendedores, compradores e produtores de jatos privados. A organização está a cargo de grupos europeus e americanos do setor dos jatos privados EBAA e NBAA.