Uma cidade costeira da Bélgica organiza um concurso para escolher a pessoa que imita melhor os sons feitos pelas gaivotas.
O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de garantir habitats naturais para a espécie que devido ao excesso de população, está cada vez mais na cidades, onde há mais comida e mais lixo.
O concurso, que existe desde 2019, contou com mais de 50 participantes e dezenas de espectadores, verdadeiros entusiastas.
“Todos sabemos que as pessoas não costumam gostar de gaivotas. Não gostam delas porque sujam tudo, abrem os caixotes do lixo, bicam gelados e sanduíches, portanto, pensámos em suscitar mais simpatia pelas gaivotas, porque fazem parte da costa. Não há costa sem gaivotas”, explica Jan Seys, presidente do júri.
O crescimento das áreas urbanas e o aumento da população estão a trazer cada vez mais gaivotas para as cidades.
“Porque são consideradas uma ameaça ou um incómodo? A culpa é nossa. Há uma abundância de comida fácil nas cidades, por isso, se fossem uma gaivota e soubessem que podiam abrir um caixote de lixo apenas com um pequeno movimento do bico para ter acesso a uma refeição, o que fariam?
Há cada vez mais pessoas que se inscrevem e os organizadores já garantiram que o concurso volta no próximo ano.