Mundo

Finlândia torna-se membro da NATO esta terça-feira

A informação é avançada pelo gabinete do Presidente da Finlândia.

SIC Notícias

A Finlândia irá tornar-se membro da NATO esta terça-feira. A informação foi avançada pelo gabinete do Presidente. Também Jens Stoltenberg, secretário-geral da Aliança Atlântica, confirmou que a oficialização será esta terça-feira.

“Amanhã [terça-feira] iremos dar as boas vindas à Finlândia como 31.º membro”, disse Stoltenberg. “É verdadeiramente um dia histórico”, acrescentou.

Como forma de marcar a adesão da Finlândia à NATO, a bandeira do país nórdico será hasteada esta terça-feira ma sede da Aliança Atlântica, juntando-se à dos restantes países membros.

“Será um bom dia para a segurança da Finlândia, para a segurança da região nórdica e para a NATO como um todo” disse ainda. “A Suécia irá também ficar mais segura", remata

A Finlândia é o primeiro país a aderir à NATO depois de ter começado a invasão à Ucrânia. A Suécia também realizou o pedido de adesão, mas o processo está bloqueado por falta de aprovação da Hungria e da Turquia.

O último país a aderir foi a Macedónia do Norte, que se juntou à Aliança Atlântica em março de 2020.

Turquia aprovou adesão da Finlândia à NATO

Depois da Hungria, também a Turquia já aprovou a proposta de adesão da Finlândia à NATO, permitindo que Helsínquia se junte à aliança ocidental enquanto a guerra na Ucrânia se intensifica.

Esta quinta-feira o parlamento turco aprovou, finalmente, a adesão da Finlândia à NATO, tendo sido o último dos 30 membros da aliança a ratificar o pedido, após a aprovação húngara na quarta-feira passada.

Como consequência da invasão Russa na Ucrânia, a 1 de março, o Eduskunta (Parlamento finlandês) aprovou com 184 votos a favor e sete contra a adesão do país nórdico à NATO, uma decisão histórica que pôs fim a décadas de neutralidade militar e que visa agora fortalecer a segurança contra uma eventual agressão da vizinha Rússia.

Últimas