Mundo

Hungria aprova adesão da Finlândia à NATO

A Hungria era um de dois países dos membros da NATO que faltava aprovar a adesão da Finlândia. Apesar de ainda faltar a Turquia, já houve ordem para que esse processo avançasse para finalizar a adesão do país nórdico.

Denes Erdos

SIC Notícias

O parlamento da Hungria ratificou esta segunda-feira a adesão da Finlândia à NATO, em que 182 dos 199 deputados votaram a favor para que a candidatura siga em frente.

A decisão sobre a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) já se alongava há meses, mas esta segunda-feira os húngaros votaram a favor da candidatura e agora segue-se a adesão da Suécia.

Apesar do partido no poder garantir que será discutida a candidatura sueca, ainda não existem datas que comprovem essa promessa.

No entanto, para a Finlândia entrar na NATO falta ainda o parlamento turco ratificar a decisão e o Presidente Tayyip Erdogan já pediu ao parlamento que o fizesse.

Como consequência da invasão Russa na Ucrânia, a 1 de março, o Eduskunta (Parlamento finlandês) aprovou com 184 votos a favor e sete contra a adesão do país nórdico à NATO, uma decisão histórica que pôs fim a décadas de neutralidade militar e que visa agora fortalecer a segurança contra uma eventual agressão da vizinha Rússia.

O processo de adesão da Finlândia, que se candidatou em maio de 2022, ao mesmo tempo que a Suécia, será concluído assim que for ratificado pela pela Turquia. Já o da Suécia ainda falta a Hungria e a Turquia, também, os dois únicos membros da NATO que ainda não o aprovaram.

Últimas