Mundo

Turquia aprova adesão da Finlândia à NATO

Era o último país dos 30 membros da NATO que ainda não tinha aprovado o pedido do país nórdico, tendo feito parte de um bloqueio, juntamente com a Hungria, para impedir a concretização da adesão.

SIC Notícias

Depois da Hungria, também a Turquia já aprovou a proposta de adesão da Finlândia à NATO, permitindo que Helsínquia se junte à aliança ocidental enquanto a guerra na Ucrânia se intensifica.

Esta quinta-feira o parlamento turco aprovou, finalmente, a adesão da Finlândia à NATO, tendo sido o último dos 30 membros da aliança a ratificar o pedido, após a aprovação húngara na quarta-feira passada.

Como consequência da invasão Russa na Ucrânia, a 1 de março, o Eduskunta (Parlamento finlandês) aprovou com 184 votos a favor e sete contra a adesão do país nórdico à NATO, uma decisão histórica que pôs fim a décadas de neutralidade militar e que visa agora fortalecer a segurança contra uma eventual agressão da vizinha Rússia.

O processo de adesão à aliança ocidental da Suécia continua bloqueado, pois ainda falta tanto a Hungria, como a Turquia aprovar o seu pedido para que o país nórdico se junte oficialmente.

Últimas