Mundo

Forte sismo atinge Afeganistão, abalo sentido no Paquistão e na Índia

O abalo foi sentido em grande parte do Afeganistão, no país vizinho Paquistão e em algumas regiões da Índia. Foram registadas, pelo menos, três vítimas mortais, entre elas uma criança de 13 anos no Paquistão.

kickers

SIC Notícias

Um sismo de magnitude 6,5 na escala de Ritcher atingiu esta terça-feira o Afeganistão, de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo. Foram sentidos fortes abalos no país e nos vizinhos Paquistão e Índia.

De acordo com a Reuters, há, pelo menos, três vítimas mortais, entre elas uma criança de 13 anos no Paquistão. No distrito de Swat, no Paquistão, pelo menos 150 pessoas ficaram feridas e os hospitais declararam estado de emergência. Também as unidades de saúde do Afeganistão estão em alerta.

O epicentro do sismo foi registado no nordeste do Afeganistão, na cordilheira Hindu Kush. Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo, o abalo foi sentido numa área de 1.000 quilómetros por, aproximadamente, 285 milhões de pessoas no Paquistão, Índia, Uzbequistão, Tadjiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Afeganistão e Turquemenistão.

À AFP, uma moradora de Cabul, capital afegã, disse que nunca tinha sentido um abalo tão forte na vida. “Foi assustador”, afirmou. Khatera, de 50 anos, foi obrigada a fugir do prédio onde mora, no quinto andar.

No ano passado, um sismo de magnitude de 6,1 na escala de Richter no Afeganistão matou mais de 1.000 pessoas.

Últimas