O roubo de cerca de 600 metros de cabo de fibra ótica obrigou a interromper a circulação de comboios de alta velocidade entre Madrid e a Catalunha, em Espanha. O ato de vandalismo terá ocorrido perto das 02:30 e, segundo a Renfe, o serviço só começou a ser restabelecido pelas 11:30 (hora local, 10:30 em Lisboa), com fortes atrasos.
Os problemas de comunicação começaram na madrugada: os técnicos das infraestruturas encontraram vários cortes no cabo da fibra ótica e nos cabos de comunicação ao longo da linha que liga Madrid a Barcelona. Estimam que perto de 600 metros de cabo foram roubados.
Um jovem de 19 anos foi detido pelos Mossos d'Esquadra na sequência do furto. O rapaz foi encontrado junto à linha de comboio, perto de Santa Oliva, Catalunha. Segundo a publicação de Twitter, a polícia exclui a possibilidade de efetuar mais detenções relacionadas com este caso.
O cancelamento dos comboios causou o caos na estação de Madrid. Muitos passageiros esperaram mais de cinco horas para poder apanhar o comboio. As companhias disponibilizaram rotas de comboio alternativas para levar os passageiros aos seus destinos. No entanto, algumas pessoas optaram por procurar outro transporte para Barcelona, nomeadamente o avião