Mundo

Archie mantém-se ligado à máquina até decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Rapaz britânico de 12 anos está em coma desde abril após incidente que terá sido causado por um desafio no Tik Tok.

CRISTIAN CASANELLES

SIC Notícias

A família de Archie Battersbee, o rapaz que está em coma desde abril, recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para impedir a execução da decisão do Supremo Tribunal britânico de desligar o suporte de vida. O órgão do Conselho da Europa já aceitou o caso e o hospital mantém o tratamento da criança.

Archie Battersbee está em morte cerebral desde abril, mas os pais não aceitam que a máquina seja desligada. Recorreram ao Supremo Tribunal do Reino Unido mas os juízes rejeitaram o recurso e decidiram que o suporte de vida fosse desligado esta quarta-feira.

Os pais apresentaram agora o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, o que suspende a decisão do Supremo britânico.

Significa que o hospital decidiu não fazer qualquer alteração no tratamento de Archie Battersbee até a questão jurídica estar esclarecida.

A luta mantém-se desde 7 de abril, altura em que Archie de 12 anos entrou em morte cerebral. Os pais acreditam que o menino vai acordar, ainda que com incapacidades, e lutam por mais tempo.

Depois das outras instâncias, foi a vez do Supremo Tribunal do Reino Unido decidir desligar as máquinas já esta quarta-feira. Isto apesar do apelo do Comité das Nações Unidas no âmbito dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que fez com que o sistema continuasse ativo, dado que deveria ter sido desligado na passada segunda-feira.

Os juízes justificam a decisão e dizem que as máquinas não vão impedir a morte da criança por falência de órgãos e, em seguida, insuficiência cardíaca.

Archie foi encontrado inconsciente em casa pela mãe, com uma ligadura no pescoço. Hollie Dance acredita que o que aconteceu foi resultado de um desafio viral na rede social Tik Tok, que consiste em cortar o fornecimento de oxigénio ao cérebro até se perder a consciência.

O psicólogo Eduardo Carqueja diz que é importante os pais estarem atentos ao que os filhos consomem na internet e sublinha a importância do diálogo.

Últimas