O mundo já sofre o agravamento das alterações climáticas: nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que uma onda de calor provoca intensos fogos florestais, surgem também trovoadas e tempestades. Dou outro lado do mundo, a cidade chinesa de Dunhuang foi engolia por uma onda de poeira devido a uma tempestade de areia.
Uma onda de calor extremo e de muita intensidade começou a atingir grande parte da América do Norte e tem provocado incêndios florestais incontroláveis. A nuvem de fumo que percorre quilómetros de floresta, no oeste dos EUA, não permite ver toda a destruição causada pelas chamas.
Ao mesmo tempo que o fogo suga as florestas, as tempestades e os ventos fortes destroem as estradas e os caminhos. No estado de Utah, uma tempestade de areia originou um acidente envolvendo 20 veículos que causou oito mortes.
Ao mesmo tempo, foi reportada uma enérgica trovoada a sudeste de Kanosh. A zona oeste dos EUA tem enfrentado graves condições de seca, que tem sido associada à crise climática.
Na China, uma tempestade de areia engoliu completamente Dunhuang. Nuvens gigantes de poeira envolveram a cidade e, por momentos, cobriram a luz do Sol. Dunhunang é uma cidade turística que fica perto do deserto de Gobi.
O muro de areia tinha pelo menos 100 metros de altura. Embora estas tempestades sejam comuns na região do deserto, este evento é muito raro de acontecer durante o verão.
Veja mais:
- Incêndios nos EUA. Fogo na Califórnia alastra ao Nevada
- Divulgadas imagens satélite dos incêndios nos EUA. Há 80 fogos ativos em 13 estados
- Comboios com tanques de água ajudam no combate às chamas na Costa Oeste dos EUA
- Alterações climáticas. EUA querem reduzir em metade as emissões de gases de estufa
- Chuvas de monção na Índia já provocaram cerca de 160 mortos e pelo menos 230 mil deslocados
- Tufão deverá atingir a costa leste da China este domingo
- Escavadoras ajudam a resgatar pessoas na China