Mundo

Navalny aparece pela primeira vez em público desde a greve de fome

Apresentou-se por videoconferência em tribunal visivelmente mais magro.

Imagem de Navalny nos ecrã das televisões da sala de tribunal
Reuters TV

SIC Notícias

O opositor russo Alexei Navalny que tem estado preso apareceu esta quinta-feira em público pela primeira vez desde o fim de uma greve de fome de mais de três semanas.

O político da oposição de 44 anos apareceu numa audiência judicial através de videoconferência.

Segundo a agência Reuters, Navalny parecia abatido e visivelmente emagrecido. A agência salienta que o vídeo era de baixa qualidade e a imagem estava desfocada.

Fim da greve de fome de 24 dias

Navalny está preso desde janeiro, iniciou uma greve de fome para denunciar as condições de detenção e a que pôs fim a 23 de abril.

O principal opositor de Vladimir Putin foi preso em janeiro ao regressar da Alemanha, onde esteve cinco meses em recuperação após um alegado envenenamento por um agente neurotóxico, atribuído ao Kremlin, acusações que as autoridades russas rejeitaram.

A prisão de Navalny desencadeou uma vaga de protestos em toda a Rússia, na maior demonstração de desafio ao Kremlin dos últimos anos.

Após a prisão, um tribunal condenou Navalny a dois anos e meio de prisão por um caso de corrupção ocorrido em 2014 e que os seus apoiantes denunciaram como politicamente motivado, enquanto o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou a sentença "arbitrária e manifestamente irracional".

Em março, o político foi transferido para uma colónia penal a leste de Moscovo, conhecida pelas suas duras condições de detenção.

Últimas