Última atualização às 18:22
Um tiroteio num elétrico num bairro residencial em Utrecht, centro da Holanda, terá causado três mortos e cinco feridos, dos quais três em estado grave, confirmaram as autoridades. O balanço anterior dava conta de nove feridos. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros português, não há "por enquanto" registo de vítimas portuguesas.
A polícia holandesa confirmou a detenção do suspeito. Gökmen Tanis, homem de 37 anos nascido na Turquia, terá sido detido na rua Oudenoord, em Utrecht, perto do local onde tinha sido encontrado o Renault Clio vermelho, o veículo associado ao ataque.
Motivações terroristas?
O ataque está a ser tratado como "potencialmente terrorista", e as autoridades anunciaram um reforço da segurança nos aeroportos e edifícios importantes do país.
O nível de ameaça esteve em 5, o mais alto na escala, mas depois da detenção baixou para 4.
As autoridades confirmaram também vários tiroteios em locais diferentes, causando várias vítimas. "Houve tiroteios esta manhã em Utrecht em vários lugares", disse o diretor da NCTV, unidade antiterrorismo, Pieter-Jaap Aalbersberg, numa conferência de imprensa em Haia.
Uma unidade anti-terrorista está ainda a investigar um Renault Clio de cor vermelha, encontrado abandonado num bairro residencial de Utrecht, que pode ter servido para transportar o autor ou autores dos tiroteios, segundo informações de jornais locais.
O primeiro-ministro Mark Rutte disse, numa conferência de impresa, que ainda são desconhecidas as motivações do ataque.
"Há muitas perguntas e rumores", afirmou.
O comentador da SIC Nuno Rogeiro explicou em direto que o modo de operação da pessoa envolvida e o que terá sido dito dentro do elétrico terão motivado estas suspeitas das autoridades.
À SIC Notícias, o Presidente do Observatório de Segurança disse que "a Europa vai continuar a ser alvo destes ataques". António Nunes acredita que se aproxima um período demasiado complexo em que os serviços de informação não terão capacidade para responder e acompanhar estes ataques.
Segundo a agência de notícias EFE, testemunhos colhidos pelas autoridades indicaram que um homem sacou de uma arma e começou a disparar de forma aleatória contra as pessoas, tendo-se depois colocado em fuga.
Forte operação policial
O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, considerou a situação "muito preocupante" e o coordenador dos serviços de antiterrorismo do país disse, numa mensagem no Twitter, que uma equipa de crise estava a reunir-se para discutir a situação.
No local, uma forte operação policial foi desencadeada.
Desenrolar dos acontecimentos (hora local, menos 1 hora em Lisboa)
18h40
Polícia confirma detenção do suspeito.
17h33
Reuters avança que o suspeito foi detido, citando a televisão estatal holandesa NOS News.
14h55
O primeiro-ministro holandês faz declarações à imprensa.
“A nossa Nação foi atingida por um ataque em Utrecht. (…) Há uma mistura de descrença e repugnância. (…) Se for um ataque terrorista, então temos apenas uma resposta: a nossa Nação, a Democracia, deve ser mais forte que o fanatismo e a violência ".
13h30
A polícia alemã aumentou a segurança na fronteira com a Holanda e junta-se à caça ao homem que disparou em Utrecht.
Heinrich Onstein, porta-voz da polícia federal da zona alemã Renânia do Norte Vestefália disse à AP que têm a descrição do suspeito e que procuram um Renault Clio vermelho.
13h20
Conferência de imprensa do coordenador da unidade antiterrorista Pieter-Jaap Aalbersberg.
"Tiroteios em vários locais em Utrecht".
"Atirador continua em fuga".
13h15
Um edifício de apartamentos perto do local do tiroteio está cercado por polícias fortemente armados.
O município de Utrecht aconselha a população a permanecer em casa.
13h10
Meios de comunicação social avançam com a hipótese de serem dois atiradores.
12h40
Polícia militar holandesa em "alerta extra" em aeroportos e "edifícios de importância vital" devido à caça ao homem em Utrecht, informa no Twitter.
12h33
Unidade antiterrorista holandesa aumenta o nível de alerta para o máximo na província de Utrecht.
Segurança reforçada em escolas, mesquitas e meios de transporte.
O coordenador da unidade antiterrorista Pieter-Jaap Aalbersberg diz numa mensagem no Twitter que "o culpado está em fuga. Uma motivação terrorista não pode ser excluída".
12h30
Polícia diz que o atirador está em fuga.
Um pano branco é erguido no local do tiroteio onde se vislumbra um corpo caído perto do elétrico.
A agência de informação holandesa ANP citada pela agência France Press avança com a notícia de um morto.
A Associated Press cita a polícia holandesa para avançar com a notícia de um morto.
12h10
A polícia de Utrecht diz estar a investigar um tiroteio num elétrico que fez "vários feridos" e suspeita de "motivação terrorista".
A polícia de Utrecht criou um perímetro de segurança junto a uma estação de comboios fora do centro da cidade.
"Foram disparados vários tiros num elétrico e várias pessoas estão feridas. Estão helicópteros no local e ainda não foram feitas detenções", avançou um porta-voz da polícia Joost Lanshage citado pela agência Reuters.
11h40
A polícia de Utrecht diz no Twitter que "várias" pessoas ficaram feridas num tiroteio num elétrico num bairro residencial em Utrecht.
Helicópteros foram eviados para o local e os habitantes são aconselhados a afastarem-se do local.