Mundo

Saiba que efeitos causam os diferentes tipos de bebidas alcoólicas

As diferentes bebidas alcoólicas alteram e moldam o estado de espírito de formas distintas, concluiu um estudo científico sobre consumo de álcool e emoções. Segundo esta pesquisa, quem ingere bebidas espirituosas pode sentir-se irritado, sexy ou triste, enquanto quem opta pelo vinho tinto ou cerveja terá mais probabilidade de se sentir descontraído.

Michaela Rehle/ Reuters

A investigação publicada na revista médica BMJ, antiga British Medical Journal, baseou-se num inquérito a quase 30 mil pessoas, com idades entre os 18 e os 34 anos, residentes em 21 países.

Todos os inquiridos responderam que bebiam cerveja, vinho ou bebidas espirituosas, e muitos afirmaram que sentiam diferentes sensações dependendo do tipo de bebida que ingeriam.

Geralmente, a maioria das pessoas consome álcool em busca dos efeitos "positivos" que lhes agradam e que acreditam que as bebidas alcoólicas provocam. Contudo, arrisca-se a sofrer também os sentimentos negativos, realça Mark Bellis, investigador e responsável do Serviço Público de Saúde do País de Gales, em declarações à BBC.

O inquérito, realizado de forma anónima, através do recrutamento de voluntários em jornais, revistas e redes sociais, chegou a outras conclusões, das quais se destacam:

  • O vinho tinto torna as pessoas mais sonolentas do que o vinho branco.
  • A maioria dos inquiridos tende a responder que se sente mais relaxado depois de beber vinho tinto ou cerveja.
  • Mais de 40% dos inquiridos afirmam que se sentem sexys depois de ingerir bebidas espirituosas.
  • Cerca de 1/3 diz sentir-se agressivo depois de tomar bebidas espirituosas.
  • Os homens têm maior tendência a associar o consumo de bebidas alcoólicas a comportamentos agressivos.
  • As bebidas espirituosas são tendencialmente mais relacionadas a sentimentos agressivos, de tristeza, doença ou agitação.

Este estudo estabelece apenas uma associação entre bebidas alcoólicas e sensações. A investigação não se debruça sobre as explicações para estas relações causa-efeito.

Mark Bellis sublinha que as circunstâncias em que se ingerem as diferentes bebidas podem também condicionar os seus efeitos. A pesquisa procurou ter esses dados em consideração, colocando também questões sobre se os locais de consumo.

"As pessoas mais jovens bebem frequentemente bebidas espirituosas quando saem à noite, e ingerem vinho tinto em casa, às refeições", explica o investigador.


"Há também o aspecto da expectativa. Algumas pessoas bebem cerveja ou um copo de vinho quando querem relaxar", acrescenta.

Últimas