Mundo

Elon Musk já não é o homem mais rico do mundo: há um novo rei no 'Trono da Fortuna'

O dono da Tesla e da SpaceX foi ultrapassado pelo cofundador da Oracle, empresa cujas ações subiram 41% num único dia, impulsionadas pela crescente procura por serviços de Inteligência Artificial.

Chip Somodevilla // Reuters

SIC Notícias

Elon Musk já não é pessoa mais rica do mundo. O fundador da Tesla e da SpaceX perdeu esta quarta-feira esse título para Larry Ellison, cofundador da Oracle.

A fortuna de Ellison, de 81 anos, disparou de 101 mil milhões de dólares para 393 mil milhões de dólares, ultrapassando o património de Musk, avaliado em 385 mil milhões, de acordo com dados da Bloomberg.

Este crescimento significativo da riqueza do empresário norte-americano seguiu-se a um forte desempenho financeiro da Oracle, cujas ações subiram 41% em um único dia, o maior aumento desde 1992.

A Oracle, liderada pela CEO Safra Catz, tem beneficiado de uma crescente procura por serviços de Inteligência Artificial (IA), tendo assinado contratos multimilionários e antecipado mais acordos para os próximos meses.

A empresa tornou-se um fornecedor-chave de infraestruturas para empresas de IA, como a OpenAI, fornecendo uma enorme capacidade de computação. Este ano, as ações da Oracle subiram 103%, refletindo o crescimento do setor de IA.

Musk, que conquistou o título de mais rico do mundo pela primeira vez em 2021, já perdeu o posto em outras ocasiões, mas sempre se recuperou, graças às suas empresas Tesla e SpaceX, além de um novo pacote de pagamentos relacionado com objetivos de desempenho da Tesla.

Quem é Larry Ellison?

Larry Ellison, de 81 anos, tem uma trajetória ligada à Oracle desde a sua fundação, em 1977. Além da sua fortuna, é proprietário da maior parte da ilha de Lana'i, no Havai, e tem influência no mundo do ténis, tendo revitalizado o torneio de Indian Wells.

Mark J. Terrill

Com estreitos laços com Donald Trump, Ellison também foi cogitado como um possível comprador do TikTok, embora esse negócio nunca tenha se concretizado.

Últimas