"Esta é uma violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e um desrespeito total de repetidos pedidos da comunidade internacional. É um ato bastante preocupante e lamentável", disse Yukiya Amano, diretor da agência da ONU em comunicado.
"Insto vivamente a Coreia do Norte a aplicar totalmente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e da AEIA", afirmou.
A Coreia do Norte confirmou hoje ter levado a cabo o quinto ensaio nuclear "com sucesso", informou a televisão oficial norte-coreana, no dia em qua o país celebra o 68.º aniversário da sua fundação.
A confirmação do ensaio nuclear surge depois de Seul ter dito que este foi o teste mais potente alguma vez realizado por Pyongyang.
O anúncio foi apresentado pela locutora Ri Chun-hee, num breve espaço informativo especial emitido pela televisão estatal KCTV por volta das 13:00 locais (04:30 em Lisboa).
Um tremor de terra de cerca de 5 graus de magnitude foi detetado às 09:30 locais (01:30 em Lisboa), muito perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, cenário de quatro ensaios nucleares anteriores, pelo serviço meteorológico sul-coreano, assim como pelo Centro Sismológico da Europa, Serviço Geológico dos Estados Unidos e agência meteorológica japonesa.
Lusa