O avião de Obama aterrou às 14:25 locais (07:25 em Lisboa) no aeroporto internacional de Hangzhou (capital da província chinesa de Zhejiang, a 170 quilómetros de Xangai), onde irá decorrer a cimeira do G20 nos dias 04 e 05 de setembro.
Hoje, no dia que antecede o início da cimeira, da agenda do Presidente norte-americano consta um encontro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping. Será o oitavo encontro entre os dois e o quarto encontro bilateral oficial desde que ambos se reuniram pela primeira vez na Califórnia, em 2013, quando os dois líderes decidiram começar uma nova etapa das relações entre a China e os Estados Unidos.
Depois da reunião de hoje com o presidente chinês, a Casa Branca confirmou que Obama irá reunir-se no domingo, antes do arranque da cimeira, com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.
Obama vai encerrar a sua participação no G20 com uma conferência de imprensa na segunda-feira, último dia desta cimeira de dois dias, antes de rumar ao Laos, passando a ser no primeiro Presidente dos Estados Unidos que visita esse país asiático.
Lusa