A pedido de Vladimir Putin, os dois chefes de Estado falaram por telefone sobre o acordo "para alcançar um cessar-fogo nas hostilidades na Síria", informou, na conferência de imprensa diária, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
"Este é um momento de oportunidade e temos esperança de que todas as partes o capitalizem", afirmou o porta-voz da Casa Branca, acrescentando que o acordo vai ser difícil de aplicar.
Um acordo de cessar-fogo vai entrar em vigor da Síria às 00:00 de sábado em Damasco (02:00 de sábado em Lisboa), refere um comunicado comum entre os Estados Unidos e a Rússia, divulgado em Washington pelo Departamento de Estado.
A cessação das hostilidades -- que desde há cinco anos provocou centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados -- não abrange no entanto o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e a Frente al-Nursa, o ramo da Al-Qaida na Síria.
"A cessação das hostilidades aplica-se às partes envolvidas no conflito sírio que indicaram que vão respeitar e aplicar os termos" do acordo, acrescenta o comunicado.
As partes deverão indicar aos Estados Unidos ou à Rússia a sua adesão a este acordo até às 12:00 locais (14:00 em Lisboa) de sexta-feira.
Lusa