União Europeia aumenta em 2,5 milhões de euros ajuda de emergência à Síria
A União Europeia (UE) decidiu alargar a ajuda de emergência às operações no terreno na Síria da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA), com o envio de 2,5 milhões de euros, informou hoje o executivo comunitário.
Bruxelas destacou que a situação dos 18 mil refugiados palestinianos e sírios no campo de Yarmuk, perto de Damasco, se deteriorou gravemente na sequência da violência registada nos últimos dias.
"O sofrimento de civis em Yarmuk está a alcançar níveis intoleráveis. Uma vez mais, é preciso pedir a todas as partes para que permitam o acesso da ajuda humanitária aos refugiados palestinianos e facilitem a sua proteção e a dos civis sírios afetados", segundo o comunicado do comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides.
Como parte do fundo da UE para a Síria, os recursos esperam dar apoio às necessidades das pessoas e famílias mais vulneráveis no país, especialmente nas zonas mais afetadas recentemente pela violência como Yarmuk, Idlib, Dara'a e Alepo, acrescenta.
Até agora, a UE mobilizou 3.350 milhões de euros para ajudar a Síria e já criou um fundo fiduciário para melhorar a assistência no país árabe e nas nações vizinhas afetadas pelo conflito.
Lusa
Últimas