Mundo

Dois japoneses e um norte-americano distinguidos com o Nobel da Física

O prémio Nobel da Física 2014 foi hoje atribuído a dois investigadores japoneses Isamu Akasaki e Hiroshi Amano, da Universidade de Nagoya, e ao norte-americano Shuji Nakamura, da Universidade da Califórnia. O Comité Nobel decidiu atribuir o galardão a estes investigadores pelo desenvolvimento da tecnologia LED. 

"Com as lâmpadas LED passámos a ter alternativas mais duradouras e amigas do ambiente", refere a declaração do Comité Nobel.

Os três investigadores produziram raios brilhantes de luz azul a partir de semicondutores no início da década de 1990, desencadeando uma transformação fundamental na tecnologia de iluminação, segundo o júri do prémio Nobel. 

"A sua invenção foi revolucionária", considerou o júri, que referiu que "as lâmpadas incandescentes iluminaram o século XX; o século XXI será iluminado pelas lâmpadas LED".

Os laureados vão partilhar o prémio de oito milhões de coroas suecas (equivalente a 883 mil euros).

No ano passado, o Nobel da Física foi atribuído ao britânico Peter Higgs e ao belga François Englert pela descoberta da "partícula de Deus", o sub-atómico bosão de Higgs, responsável por dotar de massa todas as partículas elementares.

Depois do Nobel da Medicina, conhecido ontem, foram esta manhã divulgados os investigadores distinguidos com o Nobel da Física. O galardão atribuído desde 1901 distingue outras áreas da Ciência, bem como Economia, Literatura e Paz.  

Até 13 de outubro, a Academia Sueca divulgará os restantes vencedores dos prémios Nobel 2014, à exceção do Nobel da Literatura, cuja data será posteriormente definida, como é habitual. 

Amanhã será a vez de o laureado com o Nobel da Química ser conhecido. O anúncio estará a cargo de Staffan Normark, secretário permanente da Real Academia das Ciências Sueca, tal como aconteceu hoje com o Nobel da Física, divulgado pelas 11:45 locais (10:45 em Lisboa).

Como é costume, em Oslo, às 11:00 (10:00 em Lisboa) de 10 de outubro, será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz.

O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de outubro, às 13:00 (12:00 em Lisboa), também pelo secretário permanente da Real Academia de Ciências Sueca.

Todos os prémios serão entregues a 10 de dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

 

Com Lusa

 

Últimas