Mundo

Nobel da Medicina atribuído a John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser

Os vencedores do Nobel da Medicina deste anos são John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser. Os premiados foram recompensados pelas suas descobertas sobre as "células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição", uma espécie de GPS interno, segundo o júri.

John O'Keefe é professor de neurociência cognitiva na Universidade College London. May-Britt e Edvard Moser são neurocientistas no Instituto Kavi para Sistemas de Neurociência em Trondheim, Noruega.

A academia sueca distinguiu as suas investigações em que ratos conseguiram determinar onde estão e como se mover através do espaço, levando a uma compreensão mais profunda de como o cérebro cria um mapa do ambiente em redor - "uma espécie de distema de posicionamento global (GPS) interno".

As descobertas de O'Keefe tiveram "um impacto tremendo sobre o estudo de como o cérebro cria comportamento", disse o comité do Nobel. 

Trinta anos depois de O'Keefe, a pesquisa dos Moser mostrou como as atividades nas chamadas células-grade permite que o cérebro divida o ambiente em longitude e latitude, o que ajuda o cérebro sabe o quão longe é a partir de um ponto de partida. 

Juntos, os três cientistas foram distinguidos por terem ajudado a trazer uma "mudança de paradigma na compreensão de como os grupos de células nervosas especializadas trabalham em conjunto para executar as funções superiores do cérebro."

 

Últimas