Mundo

Papa diz que jovens estão a gastar muito tempo com Internet e smartphones

O Papa Francisco apelou esta terça-feira a um uso moderado das novas tecnologias, nomeadamente Internet e smartphones. A mensagem do Sumo Pontífice foi proferida numa homilia dirigida a cerca de 50 mil acólitos alemães, que realizaram uma peregrinação a Roma, e aos quais pediu que despendessem o seu tempo com atividades mais produtivas.

“Talvez muitos jovens estejam a gastar muitas horas com coisas fúteis (…) O tempo é uma dádiva de Deus, por isso é importante que seja usado em atividades boas e produtivas”, disse o Papa.

Entre as atividades “fúteis” citadas pelo Sumo Pontífice incluem-se: “usar os ‘chats’ na Internet ou em smartphones, ver séries televisivas ou usar produtos das novas tecnologias que deveriam simplificar e melhorar a qualidade de vida, mas de um modo que desvia a atenção do que é realmente importante”, considerou.

Francisco considera a Internet uma “dádiva de Deus”, mas defende que o mundo digital das redes sociais é demasiado veloz e precisa de reflexão e ternura para que seja “uma rede de pessoas e não de fios”.

O Papa, de 77 anos, tem conta no Twitter em várias línguas e a versão inglesa tem 4,3 milhões de seguidores. Esta rede social foi usada pela primeira vez pelo seu antecessor Bento XVI em 2011.

Últimas