Mundo

Israel autoriza construção de 829 alojamentos em colonatos da Cisjordânia

As autoridades israelitas autorizaram a construção de 829 alojamentos em vários colonatos da Cisjordânia, disse hoje à agência noticiosa francesa AFP uma organização não-governamental (ONG) contrária à colonização.

"A construção de 829 alojamentos foi recentemente aprovada por uma comissão  da administração militar israelita responsável pela Cisjordânia", afirmou  Lior Amihai, um responsával da ONG "Paz Agora".  

Estes alojamentos vão ser construídos nos colonatos de Givat Zeev, a  norte de Jerusalém, de Nofei Prat, Shilo, Givat Salit e Nokdim, acrescentou.

A 13 de novembro, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu,  renunciou provisoriamente a um projeto de colonização, que previa a construção  de vinte mil novos alojamentos, para não enfurecer a comunidade internacional,  num momento em que tentava convencer as potências ocidentais a não assinarem  um acordo com Teerão sobre o programa nuclear iraniano.  

O anúncio deste projeto de construção, pelo ministro da Habitação, Uri  Ariel, um dirigente do Lar Judeu, partido religioso nacionalista e pró-colonização,  foi recebido com as críticas dos Estados Unidos e a fúria dos palestinianos.

Um acordo sobre o programa nuclear iraniano foi concluído, no domingo,  em Genebra, entre as potências ocidentais (os cinco membros permanentes  do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Rússia, China, França  e Reino Unido - e a Alemanha) e o Irão.  

Netanyahu declarou que este acordo é "um erro histórico".  

Últimas