Mundo

Justiça militar dos EUA pede pena nunca inferior a 60 anos para Bradley Manning 

A justiça militar norte-americana  exigiu hoje uma pena "não inferior a 60 anos de prisão" para Bradley Manning,  o soldado norte-americano acusado de transmitir vários milhares de documentos  secretos ao portal WikiLeaks. 

O procurador militar Joe Morrow pediu à juíza Denise Lind "para enviar  uma mensagem a qualquer soldado que tencione roubar informações classificadas".

O procurador pediu igualmente uma coima de 100.000 dólares (cerca de  75 mil euros).  

Julgado pela justiça militar norte-americana, Bradley Manning foi considerado  culpado, em julho último, de 20 crimes, incluindo cinco violações da lei  da espionagem. 

O soldado, de 25 anos, foi ilibado no entanto da acusação de "ajuda  do inimigo". 

O jovem reconheceu ter extraviado 700.000 documentos militares e diplomáticos  classificados -- de seguida colocados em linha no sítio na internet criado  por Julian Assange -- mas declarou-se não culpado das restantes acusações,  incluindo a mais grave, que sugeria que teria ajudado intencionalmente a  organização islamita radical Al-Qaeda. 

Lusa

 

     

 

Últimas