Mundo

Snowden pediu oficialmente asilo temporário à Rússia

O ex-consultor dos serviços de informações  dos Estados Unidos Edward Snowden pediu hoje asilo político temporário à  Rússia, anunciou um advogado russo que tem mantido contactos com ele, Anatoli  Kutcherena. 

Segundo Snowden, a vigilância de comunicações norte-americana abrangeu instituições europeias e países europeus, especialmente a Alemanha, o que  suscitou forte polémica no país (Reuters/ Arquivo)
© Bobby Yip / Reuters

"O pedido foi enviado às autoridades russas", afirmou o advogado, membro  da Câmara Civil, um órgão consultivo do Kremlin, depois de se ter encontrado  com Snowden na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, onde o ex-consultor  espera há três semanas por uma solução diplomática. 

O pedido foi entregue a um representante do Serviço Federal de Migração,  precisou, acrescentando que tinha acabado de estar com Snowden. 

Kutcherena já se tinha reunido com o informático na sexta-feira, dia  em que Snowden anunciou a intenção de pedir asilo temporário à Rússia para  poder depois viajar para a América Latina, onde a Venezuela, a Bolívia e  a Nicarágua lhe ofereceram asilo. Um representante dos Serviços de Imigração russos recusou comentar "essa  situação" para já. 

A mera aceitação do pedido de asilo temporário pelo Serviço Federal  de Migração dá ao requerente o direito a permanecer no país até que a sua  situação se resolva, no prazo máximo de três meses. Uma vez concedido, o  asilo temporário tem um prazo de um ano, renovável por igual período. 

 

     

Lusa

Últimas