Meteorologia

Calor começa a dar tréguas, mas temperatura ainda é elevada em todo o país

As temperaturas começam a baixar esta terça-feira, mas em alguma zonas do país continuam acima dos quarenta graus. Todos os distritos do interior estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala.

SIC Notícias

É o Alentejo a zona do país que mais tem andado a ferver nestes dias de calor intenso. Depois dos históricos 46,6ºC deste domingo em Mora, no distrito de Évora, foi Alvalade, em Santiago do Cacém, um dos locais mais quentes do país nesta segunda-feira, a rondar os 44 graus.

Por estes dias, de acordo com o IPMA, foram registados recordes para junho em pelo menos sete localidades. Além de Mora, também Alvega, Proença a Nova, Nelas ou Cabeceiras de Basto.

Depois de uma segunda-feira com parte do Centro e Sul a vermelho, os avisos do IPMA passam agora a laranja, de Norte a Sul, nas zonas do interior - apenas o litoral fica a amarelo. A partir de quarta-feira, o calor começa a dar tréguas.

A Direção-geral de Saúde mantém as recomendações: beber muita água, evitar bebidas alcoólicas e ficar em ambientes frescos ou climatizados.

Últimas