Meteorologia

Depressão Jana: todos os distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento fortes

Também toda a costa portuguesa está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, sendo que nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro o aviso passa a laranja a partir das 18:00.

Armando Franca/AP

SIC Notícias

O fim de semana começa com muita chuva e vento forte. Todo o território de Portugal continental, à exceção dos distritos de Santarém, Portalegre e Évora, e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo.

Até às 20:00 de sexta-feira, foram registadas mais de 360 ocorrências, sobretudo deslizamentos de terra, quedas de árvores e de estruturas. As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto foram as mais afetadas.

Também toda a costa portuguesa está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, sendo que nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro o aviso passa a laranja a partir das 18:00 e as ondas podem atingir os 10 metros.

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco estão sob aviso laranja devido à queda de neve.

São os efeitos da depressão Jana, que vai continuar a afetar Portugal durante todo o fim de semana.

As recomendações das autoridades

Por estes motivos, as autoridades alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Assim, as autoridades aconselham o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha apelam ainda que se evitem os passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.

Últimas