Meteorologia

Depressão Jana não vem sozinha: "Teremos este padrão, toda a linha de tempestades livre"

O climatologista Mário Marques apresenta as previsões meteorológicas para esta sexta-feira e para os próximos dias, até ao fim de semana de 15 e 16 de março.

SIC Notícias

A depressão vai atingir Portugal esta sexta-feira. Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à chuva, vento, agitação marítima e queda de neve. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até segunda-feira. Em entrevista na SIC Notícias, o climatologista Mário Marques traça um cenário pouco animador para toda a semana, até ao fim de semana de 15 e 16 de março.

“No dia 11 será um dia de transição, com boas abertas e um dia mais soalheiro, mas a partir do dia 12 ainda está indefinido, depende da dinâmica da atmosfera, temos uma nova depressão associada.

Penso que esta irá mais a Sul ligeiramente e, portanto, poderá potenciar ainda uma maior intensidade em termos de precipitação para as regiões do Sul. Pelo menos até ao próximo fim de semana, 15, teremos este padrão, porque na ausência do anticiclone dos Açores, temos toda a linha de tempestades e, portanto, depressões da ciclogênese livre para percorrer até a Europa", explica Mário Marques.

Para esta sexta-feira e próximos dias, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações, para a ocorrência de cheias com formação de lençóis de água nas estradas.

O climatologista prevê que, esta sexta-feira, a depressão Jana comece por afetar ao início da tarde “a região Centro e Sul, e depois as restantes regiões e será com um período de chuva por vezes fortes”.

“Depois poderá haver uma pausa sensivelmente ao final da tarde, mas depois voltará a nova linha de instabilidade com a frente fria a afetar sobretudo no final da noite e madrugada de amanhã, em especial no Litoral Oeste e Sul do Tejo”, acrescenta.

Segundo Mário Marques, "os distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal, e mesmo o Litoral Alentejano, portanto o distrito de Beja e também o Algarve, uma vez que esta depressão poderá entrar mais de Sul".

O climatologista apresenta também as previsões para a Madeira:

“Um aviso também para a Madeira, uma vez que também irá chover com alguma intensidade, mas sobretudo para a ondulação, uma vez que a ondulação de sul, tanto na Costa da Madeira como na Costa Sul, irá situar-se entre os cinco, seis metros, irá flutuar ligeiramente no dia de sábado, mas voltará depois no dia de domingo e na segunda-feira com essa intensidade”.

Últimas