A passagem da tempestade Hermínia poderá causar um agravamento do estado do tempo esta segunda-feira. Vários distritos vão estar sob aviso vermelho esta tarde: Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Braga, Aveiro, Leiria e Lisboa. O meteorologista Nuno Lopes deixa indicações para o dia de hoje e previsões para os próximos dias.
Para esta segunda-feira, o vento e a agitação marítima são as principais preocupações, avança o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A chuva, entretanto, vai deixar de ser um problema. Nós vamos continuar a ter aguaceiros, poderão ser frequentes, poderão ser acompanhados de trovoada e até eventualmente granizo. Aqui a principal preocupação, na realidade, para o dia de amanhã poderá ser mesmo a neve, porque vai levar a cotas baixas em diversos locais do norte e centro. Há até uma característica que convém ter atenção, é que associada à neve há vento e, por exemplo, na zona da Serra da Estrela, a neve com vento intenso pode entrar naquilo que nós às vezes chamamos tempestade de neve”, alerta Nuno Lopes.
O meteorologosta adianta ainda que, na quarta-feira, haverá uma nova superfície frontal a atravessar o país, mas menos intensa. Depois, a influência do anticiclone vai ditar o fim da precipitação no final da semana.