A passagem da tempestade Hermínia levou a Proteção Civil a elevar o nível do estado de alerta especial, com a previsão de chuva e vento fortes, agitação marítima e queda de neve.
André Morais, especialista em Proteção Civil, diz que as principais preocupações são a possibilidade de deslizamentos de terra, queda de árvores e infraestruturas e cheias e inundações.
Em entrevista à SIC Notícias, deixa alguns conselhos à população para estes dias:
- Evitar percursos pedestres junto ao mar;
- Evitar estacionar o carro junto ao mar;
- Cuidado redobrado para a população, com a possibilidade de deslizamento de terras, queda de árvores ou infraestruturas;
- Cuidado redobrado para os condutores;
- Evitar viajar para o maciço central da Serra da Estrela pelo menos até quinta-feira.
Todos os distritos da costa sob aviso por causa da agitação marítima
Dez distritos de Portugal Continental estão esta segunda-feira sob aviso laranja por causa da previsão de agitação marítima, naqueles que são os efeitos da passagem da tempestade Hermínia.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso todos os distritos da orla costeira: Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo.
A situação deverá agravar-se ao meio-dia, hora em que cinco distritos passam a estar sob aviso vermelho: Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro. Às 18:00, Leiria e Lisboa passam também a estar sob aviso máximo.