A depressão Hermínia está a afetar, para além de Portugal continental, o território espanhol, sobretudo o País Basco e a região da Galiza, onde se registaram mais de 600 ocorrências nas últimas horas.
A Galiza mantém-se sobre aviso vermelho esta segunda-feira devido à tempestade Hermínia, que tem causado estragos, com maior impacto, no litoral.
A correspondente da SIC em Madrid, Belén Rodrigo, reporta que, no domingo, registaram-se diversas quedas de árvores e de postes de eletricidade, o que levou a que diversas localidades ficassem sem abastecimento de energia durante várias horas.
Em alguns pontos da região galega, as rajadas de vento chegaram aos 180 quilómetros por hora, enquanto a chuva atingiu cerca de 140 litros por metro quadrado.
Nos aeroportos de Santiago, Vigo e Corunha, mais de 20 voos tiveram de ser cancelados, uma situação que se repetiu nos transportes ferroviários.
Apesar das más condições meteorológicas, preveem-se, em vários pontos do interior espanhol, temperaturas anómalas para época do ano, que podem mesmo ultrapassar os 20.ºC.
Na Galiza, esta segunda-feira, à semelhança do que se verificou no domingo, a agitação marítima será acentuada e esperam-se ondas na ordem dos 10 metros de altura.
Em Portugal, todos os distritos do continente estão esta segunda e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por causa da agitação marítima, devido aos efeitos da depressão Hermínia, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera