Meteorologia

Chuva e vento fortes causam derrocada na vila de Dornes

A Proteção Civil já alertou para a eventual ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, assim como de cheias, em várias zonas do país.

Tomás Duran

Tânia Ferreira

Sandro Marques

As condições climatéricas adversas que se fazem sentir nos próximos dias levaram a que Santarém seja um dos distritos em alerta amarelo. Os ventos e chuvas fortes acabaram por provocar uma derrocada em Dornes.

Ao início da tarde desta segunda-feira a força do vento e da chuva provocou uma derrocada. À entrada daquela vila pertencente o concelho de Ferreira do Zêzere caia uma pedra de grandes dimensões.

Numa zona onde há muito se fala em falta de proteção. Não passou de um susto para quem aqui mora.

Sem quererem dar a cara os moradores mostram-se preocupados. Já o ano passado nesta encosta registaram-se várias derrocadas.

A erosão dos solos e as condições atmosféricas fazem com que esta estrada se torne pouco segura.

A vinda do mau tempo provocou estragos em vários concelhos do distrito de Santarém, nomeadamente quedas de árvores.

Proteção Civil deixa alerta à população

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisou esta segunda-feira a população para o agravamento do estado do tempo em Portugal continental até quarta-feira, com chuva forte, acompanhada de trovoada e granizo, e alerta para medidas preventivas.

Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativamente à depressão "GAROE", que tem afetado a Madeira e os Açores desde há dois dias e que se deslocou para o continente, a Proteção Civil avisa para situações de "precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e ocasionalmente granizo", até à próxima quarta-feira, em especial nas regiões centro e sul e no litoral norte.

Últimas