Um cruzeiro turístico atracado no porto de Maiorca, Espanha, embateu, no passado domingo, contra um navio petroleiro. Os fortes ventos que atingiram as ilhas Baleares durante o fim de semana provocaram o rompimento das cordas que prendiam o cruzeiro Britannia. Não há registo de feridos graves.
Milhares de turistas britânicos, que esperavam visitar a ilha de Maiorca, foram surpreendidos por uma forte tempestade. Os ventos de cerca de 120 quilómetros por hora levaram ao rompimento das cordas que prendiam o cruzeiro ao porto e o navio acabou por embater no petroleiro Castillo de Arteaga.
O embate provocou um buraco no casco do petroleiro, mas não houve derramamento de crude no mar. A polícia foi imediatamente mobilizada para o local.
Segundo as autoridades do porto balear, o choque entre as duas embarcações não provocou feridos graves. Também o porta-voz da empresa que gere o cruzeiro avança que os turistas e a tripulação estão a receber tratamento no centro médico do navio.
“Um pequeno número de pessoas sofreu ferimentos ligeiros e estão a ser tratados no centro médico do cruzeiro”, avança a P&O Cruises, num comunicado citado pela Euronews.
O Britannia acabou por ficar em Palma de Maiorca um dia extra para “permitir à equipa técnica realizar uma avaliação” dos danos causados pelo embate. Durante esse dia, os passageiros puderam usufruir de várias atividades no interior do cruzeiro.
As ilhas Baleares têm sido atingidas por uma tempestade, com ventos fortes e chuva. As ilhas de Maiorca e Menorca estão, esta terça-feira, sob alerta laranja.